Para certos fanáticos do bacon, ele nem precisa ser tão bom. O Paladar não concorda e ensina a fazer em casa um ótimo (Foto: Felipe Rau/AE)
1) A CARNEPara a receita básica, use uma peça de barriga de porco entre 1 quilo e 2,25 quilos. Com a gordura entremeada, esse corte, que fica para fora da costela, é o ideal para fazer bacon. Decida se prefere um pedaço com mais ou menos gordura, regular ou irregular, mas compre a peça toda.
2) O SALMisture bem 2 xícaras de sal, 1 xícara de açúcar e 2 colheres de sopa rasas de sal de cura. É preciso usar sais especiais que favorecem a cura. O mais comum é o que contém nitrito e nitrato de sódio, para conservar a carne e evitar o ranço e o aparecimento de bactérias que causam botulismo. São encontrados em açougues especializados, lojas de gastronomia e no Mercadão (custam de R$ 3 a R$ 5 nos boxes de temperos).
3) PREPAROLave e enxugue a barriga de porco. Misture o sal de cura aos temperos que preferir e cubra a peça toda. Ponha a carne num saco plástico, acrescente mais uma colherada da cura e de temperos e feche de forma hermética. Mexa para distribuir o sal e deixe na geladeira por uma semana.
Enquanto está sendo curada, a carne solta bastante líquido, o que também ajuda no processo de cura. É preciso virar a peça a cada dia ou dois para garantir que toda ela fique em contato com o líquido.
Após uma semana, verifique o ponto: se a peça for grande demais e afundar ao toque do dedo, ainda não está pronta, mantenha na geladeira e vá testando o ponto, até que esteja bem firme.
Quando estiver curada, tire do saco, descarte o líquido, lave a carne em bastante água corrente e seque-a com papel-toalha. O bacon fresco está pronto e já pode ser usado.
Quando estiver curada, tire do saco, descarte o líquido, lave a carne em bastante água corrente e seque-a com papel-toalha. O bacon fresco está pronto e já pode ser usado.
4)FINALIZAÇÃOPonha o bacon fresco e curado numa assadeira e asse em forno baixo por 1h30 e 2h, até que esteja dourado e com uma gordura transparente (se tiver termômetro, asse até que a temperatura interna da peça seja de 65°C). Se preferir defume-o usando um defumador caseiro, ou mesmo a churrasqueira. Teste diferentes madeiras para variar o aroma. Ou adicione ervas aromáticas e até chá.
5) COMO USARDepois de pronto, você pode cortar o bacon em cubos grandes ou pequenos, a depender do uso que vai dar para a peça. Se preferir, faça fatias: as inconfundíveis tirinhas. Mas nem perca tempo tentando fazer fatias finas, pois quando preparado artesanalmente ele fica melhor cortado em fatias grossas. Para conservar bem, basta colocar a peça no freezer até a hora de usar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário