Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Curiosidades sobre o Arroz Selvagem



Conhecido também como arroz nativo ou wild rice, o arroz selvagem (Zizania acquatica) é uma planta anual originária do leste da América do Norte. Ainda cresce selvagem em brejos no nordeste dos Estados Unidos e do Canadá, alcançando até 3 metros de altura. O arroz selvagem era um alimento importante para os índios da região dos Grandes Lagos, em especial em Minnesota, Wisconsin e Manitoba. Ainda hoje é colhido pelos índios para o consumo próprio ou o uso como moeda de troca. Há alguns anos se introduziu a colheita mecânica em sua produção, o que permite acabar com o desperdício. Logo, sob o argumento de que ameaçava a planta de extinção, surgiram leis regulamentando a colheita e dando prioridade ao método artesanal, pelo qual parte dos grãos vai ao solo, brota e renova as plantações. Mas plantios comerciais vêm criando técnicas não tão agressivas ao meio ambiente. As sementes são espalhadas por avião nos campos inundados. Quando os grãos amadurecem, drenam-se os campos e os produtores os colhem com máquinas. Grande parte do arroz selvagem vendido no mercado é colhida pelos índios. Minnesota lidera a produção, atendendo a mais de 80% da demanda. O restante sai do Canadá. O grão negro tem em média 1,2 centímetro de comprimento. É branco internamente e se mantém firme depois de cozido. Pode ser consumido puro, claro, como o arroz comum. Mas, misturado com arroz branco e o integral, forma um bonito conjunto de cores. Cozido no caldo de galinha com cebola, aipo, cogumelo, sálvia e tomilho, enfim, dá delicioso recheio para aves como peru.

Arroz Selvagem

É bom para

Ser usado como fonte de magnésio, fósforo e folacina, vitamina do complexo B fundamental na formação das células sanguíneas, tanto vermelhas quanto brancas.

É ruim para

Pessoas que têm o trânsito intestinal acelerado — estas devem consumi-lo com moderação, pois tem fibras, que estimulam ainda mais o peristaltismo intestinal.

Como se escolhe

Encontra-se mais facilmente no mercado brasileiro arroz selvagem proveniente do Canadá, que é considerado o de melhor qualidade. É vendido embalado em saco plástico protegido por caixa de papelão. Pode ser encontrado tanto nas mercearias de produtos importados quanto nos grandes supermercados. Evite se os grãos estiverem partidos ou se houver no fundo da embalagem resíduos ou sinais de carunchos ou ácaros — aracnídeos minúsculos que atacam os grãos. A presença de pó no fundo da embalagem pode ser indicação de sua presença. Deve ser guardado em recipiente bem tampado e conservado em local fresco e arejado.

Como se prepara

Como é coberto por uma película de celulose, o amido fica protegido, evitando que empape. Para cozinhá-lo, use 3 xíc. de água fervente para cada xícara do arroz. Lave os grãos em água corrente. Junte água fervente, tampe a panela e cozinhe até que os grãos fiquem macios e comecem a rachar. Quando os grãos amaciarem, solte-os com um garfo e mantenha em fogo baixo por mais 5 min. Caso não tenha secado toda a água, escorra sobre peneira ou escorredor de macarrão e use conforme indicação da receita. Se preferir consumi-lo simples, cozinhe temperado como arroz comum e substitua a água por caldo de galinha ou de legumes.

Ficha Técnica

100 g de arroz selvagem cozido contêm: Calorias - 101 Proteínas - 3,99 g Carboidr. - 21,3 g Gordura - 0,34 g Fibras - 1,8 g Vit. B1 - 0,052 mg Vit. B2 - 0,087 mg Niacina - 1,28 mg Vit. B6 - 0,135 mg Vit. E - 0,24 mcg Cálcio - 3 mg Ferro - 0,60 mg Magnésio - 32 mg Fósforo - 82 mg Potássio - 101 mg Sódio - 3 mg Zinco - 1,34 mg

Minha receita

SALADA AIGRE-DOUCE INGREDIENTES (para 4 porções): 1 xíc. de erva-doce fatiada, 2 col. (sopa) de azeite, 1 tomate holandês sem sementes picado em cubos, 5 col. (sopa) de ameixa preta seca em tiras finas, 1 col. (sopa) de raspas de casca de limão, 1 e 1/2 xíc. de arroz Camil polido cozido, 1 e 1/2 xíc. de arroz selvagem Camil cozido, 1 col. (chá) de sal, tomate seco e folhas de erva-doce. MODO DE PREPARO: Refogue a ervadoce em metade do azeite de oliva extravirgem numa frigideira. Quando começar a exalar o aroma da erva-doce, retire a frigideira do fogo e transfira o conteúdo para uma tigela. Incorpore o tomate, a ameixa, as raspas de casca de limão, o arroz polido e o arroz selvagem Camil, o azeite restante e o sal. Deixe na geladeira por cerca de 30 min. Sirva decorado com o tomate seco e as folhas de erva-doce.

Fonte:revista caras

MUSSE DE ENDRO E TARTAR DE SALMÃO





Ingredientes:
1 cebola média descascada e ralada, 2 xíc. de endro fresco picado, 1/2 xíc. de vinho branco seco, 1 sachê de gelatina sem sabor e incolor, 1 xíc. de queijo gorgonzola, 1 xíc. de creme de leite pasteurizado, 1 col. (chá) de sal, 1 col. (sopa) de azeite de oliva extravirgem, tartar de salmão, brotos de alfafa, endro fresco e pimenta biquinho.
Modo de preparo:
Coloque numa panela cebola, endro e vinho. Cozinhe até vinho evaporar. Tire do fogo. Reserve. Numa tigela refratária, hidrate gelatina em 5 col. (sopa) de água e dissolva em banho-maria. Despeje na tigela da batedeira. Junte gorgonzola, creme de leite, mistura de endro e sal. Bata por 3 min. Despeje em 4 assadeiras de 140 ml untadas com azeite. Deixe na geladeira até ficar firme. Sirva com o tartar e os brotos. Endro e pimenta decoram.
Rendimento:
4 porções

Fonte:revista caras

CORDEIRO AO MOLHO DE HORTELÃ




Ingredientes:
folhas de 4 ramos de hortelã, 3 col (sopa) de vinagre de maçã, 5 col. (sopa) de azeite de oliva, 3 col. (chá) de sal, 4 col. (sopa) de azeitonas verdes picadas, 1/2 pimenta dedo-de-moça em rodelas finas, 1 col. (sopa) de mel, 4 carrés de cordeiro (2 costelas cada), 4 col. (sopa) de óleo de soja, batata rösti ou palha e espetinho de azeitona.
Modo de preparo:
Bata no miniprocessador a hortelã com o vinagre, o azeite e metade do sal. Misture a azeitona, a pimenta e o mel. Reserve. Tempere o carré com sal restante e doure por 2 min de cada lado numa frigideira que possa ir ao forno com óleo bem quente. Retire do fogo. Leve ao forno preaquecido a 200 graus por 5 a 8 min. Retire do forno e reserve por cerca de 5 min. Sirva com a batata rösti e o molho de hortelã. Espetinho de azeitona decora.
Rendimento:
4 porções

(Fontehttp://caras.uol.com.br)

Ovos Escalfados



Ingredientes:
2 alhos-porós em rodelas, 2 col. (sopa) de endro picado, 3 de manteiga e 4 de alcaparras em conserva, 1/2 xíc. de creme de leite fresco, sal, 1 col. (sopa) de trufas negras em conserva em lâminas, 1 col. (chá) de sal, 4 pedaços pequenos de lombo de bacalhau dessalgado, 1 e 1/2 litro de fumet de peixe, 4 rodelas de limão, 4 ovos, tomilholimão, fios de cenoura fritos.
Modo de preparo:
Cozinhe, por 10 min, numa panela, alho-poró com endro, manteiga e alcaparra. Misture creme de leite, sal e metade das trufas. Após 2 min, tire do fogo. Reserve. Ponha bacalhau em frigideira funda com fumet fervente e limão. Cozinhe por 10 min. Tire bacalhau e reserve. À mesma frigideira, junte ovos um a um e deixe só até a gema ficar cremosa. Tire. Ponha nos pratos creme de alho-poró com trufa, ovos, bacalhau e trufa restante. Tomilho e fios de cenoura decoram.

(Fontehttp://caras.uol.com.br)

PERSILLÉ, COM TOMATE E RÚCULA




Ingredientes:
1/2 kg de carré de cordeiro, 3 col. (chá) de sal e 1 de pimenta-do-reino moída grosso, 6 col. (sopa) de azeite e 1 de mostarda de Dijon, 1/2 xíc. de farinha de pão, 1 xíc. de salsa picada, 5 alhos picados, 3 col. (sopa) de manteiga amolecida, 12 tomates-grape, folhas de 1 maço de rúcula, tomilho-limão.
Modo de preparo:
Tempere carré com 1 col. (chá) de sal e metade da pimenta. Arrume numa assadeira e regue com 2 col. (sopa) de azeite. Asse no forno preaquecido a 220 graus por 5 min. Tire do forno. Ao amornar, cubra com mostarda. Ponha em cima uma camada fina da farinha misturada com salsa, alho, manteiga e 1 col. (chá) de sal. Asse por 12 min. Retire do forno. Reserve. Numa frigideira, refogue rapidamente o tomate e a rúcula no azeite restante. Tempere com o sal restante. Sirva com carré fatiado. Tomilho e pimenta restante decoram.
Rendimento:
4 porções

Fonte:revista caras

Tomate Confitado com Queijo Brie




Ingredientes:
1/2 kg de tomates grape, 1 maço pequeno de ervas frescas (salsa, hortelã e manjerona), 2 col. (chá) de sal grosso, 3 xíc. de azeite de oliva extravirgem, 1 xíc. de lentilha vermelha cozida, 150 g de queijo brie picado em cubos médios, 1 pé pequeno de alface frisada bem higienizada e lavada de preferência em água corrente.
Modo de preparo:
Coloque o tomate e o buquê de ervas numa panela. Polvilhe metade do sal e cubra com o azeite de oliva. Cozinhe por cerca de 1 hora em fogo bem baixo sem tampar e sem ferver. Retire do fogo. Quando amornar, misture a lentilha, o brie e o sal restante. Reserve por 15 min. Escorra azeite e misture ervas picadas e alface. Regue com um pouco do azeite usado para confitar. Guarde o azeite restante na geladeira para fazer risoto.
Rendimento:
4 porções

Fonte:revista caras

Bacalhau ao Molho de Camarão


300 g de cascas e cabeças de camarão, 4 col. (sopa) de azeite, 1/2 cebola média picada, 1/2 cenoura picada, 1/2 batata-doce sem casca picada, 2 ramos de salsa, 1 tomate em gomos, 1 folha de louro, 4 col. (sopa) de conhaque, 1 col. (chá) de sal grosso, 1 caixinha de creme de leite UHT, 1 col. (chá) de sal, 7 col. (sopa) de manteiga, lombo de bacalhau cozido, hortelã e cebolinha-verde picada.
Modo de preparo:
Numa panela, frite cascas e cabeças de camarão no azeite até dourar. Junte cebola, cenoura, batata-doce, salsa, tomate, louro, conhaque e 1 litro de água. Cozinhe por 75 min. Tire do fogo. Passe por peneira aparando noutra panela. Incorpore creme de leite e sal. Cozinhe por 45 min. Junte manteiga gelada e bata por 3 min. Tire do fogo. Sirva com bacalhau. Hortelã e cebolinha decoram.
Rendimento:
4 porções

Fonte:revista caras

Arroz Negro com Filé de Saint Peter e Camarão

Ingredientes:
  • 300 g de Arroz negro;
  • 250 g de camarões médios limpos;
  • 2 filés de Tilápia;
  • Camarões grandes na casca a gosto;
  • 300 g de vôngole na concha;
  • 250 g de lulas em anéis;
  • 1 cebola;
  • Salsinha a gosto;
  • Manteiga a gosto;
  • Sal a gosto.
Modo de Preparar:
  • Inicie o preparo cozinhando os camarões em 500 ml água e sal.
  • Quando adquirirem aquela cor rosada característica, retire da água e reserve.
  • Na mesma panela cozinhe os anéis de lula por alguns minutos e reserve.
  • Deixe a água na panela, pois ela servirá de caldo para cozinhar o arroz.
  • Em outra panela refogue um dente de alho picado com um pouco de azeite, em seguida adicione um copo de vinho branco e cozinhe os vôngoles em panela fechada até abrirem (por volta de 4 minutos).
  • Uma vez abertos, desligue o fogo e reserve.
  • Para preparar o arroz, refogue a cebola picada com azeite até murchar, nesse ponto adicione o arroz e frite rapidamente.
  • Na sequência adicione umas duas conchas do caldo do camarão para o arroz cozinhar.
  • Deixe cozinhar em panela fechada por mais ou menos 30 minutos, mexendo eventualmente e adicionando mais caldo para não secar.
  • Enquanto o arroz cozinha frite os filés de tilápia em uma frigideira com um pouco de azeite.
  • Aproveite também para cozinhar os camarões grandes com casca na mesma panela do caldo.
  • Antes de terminar o cozimento do arroz coloque o caldo do vôngole para dar um sabor especial.
  • Lembre-se que o arroz deve ficar al dente, por isso não cozinhe demais.
  • Depois de pronto, incorpore ao arroz os camarões, as lulas e as conchas com vôngole.
  • Mexa bem e adicione um pouco de manteiga para dar uma cremosidade.
  • Sirva com os camarões, o filé de tilápia e salsinha finamente picada por cima.
Fonte:  Peeters Place

Tiramisu com framboesa e raspas de chocolate (Jamie Oliver)





  



ingredientes:
Licor de limão (limoncello)
12 biscoitos champanhe
3 laranjas
250g de queijo Mascarpone
100ml de leite
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro (ou a gosto)
Pasta de baunilha (ou extrato)
Meio limão
Framboesa
Uma barra de chocolate
 

preparação:
Coloque os biscoitos em um refratário preenchendo os espaços vazios, inclusive esfarelando os biscoitos em pedaços. Despeje uma taça de limoncello, com cerca de 75ml da bebida, e esprema as laranjas sobre os biscoitos. Em uma tigela, coloque o mascarpone, acrescente 100ml de leite e mexa até formar um creme. Inclua o açúcar e um pouco da pasta de baunilha e misture bastante. Pare para colocar raspas da casca de limão e volte a mexer. Agora, coloque o creme sobre os biscoitos no refratário e enfeite com as framboesas. Pegue a barra de chocolate e com uma faca, raspe o chocolate para obter lascas. Espelha as lascas do chocolate sobre as framboesas. Leve para a geladeira por 30 minutos e sirva.


O Clássico Tiramisú!!





Ingredientes:



5 gemas + 3 claras
100gr + 5ogr de açúcar em pó
Palitos la Reine q.b.
250gr de mascarpone
1 cálice de Rum 
cacau em pó para polvilhar
Café forte q.b.



Preparação:



Bata as gemas com 100gr de acúcar em pó durante 15 minutos na batedeira. Acrescente depois o mascarpone e volte a bater até tudo estar incorporado.
Bata 3 claras em castelo bem firme e junte-lhes os restantes 50 gr de acúcar em pó. Acrescente à mistura de mascarpone envolvendo bem e junte também o rum ou aguardente.
No prato em que vai servir o doce, coloque uma camada de palitos La Reine previamente embebidos em café. Cubra com metade do creme. Faça outra camada com palitos embebidos em café e cubra com o restante creme.
Leve ao frigorífico até servir, de preferência de um dia para o outro.
Antes de servir polvilhe generosamente com cacau em pó.


Chateaubriand (Clássico!!)




Ingredientes

8 medalhões de filé mignon

1 colher (sopa) de pimenta preta em grãos
3 colheres (sopa) de manteiga
¼ xícara (chá) de conhaque
½ xícara (chá) de molho madeira
½ xícara (chá) de creme de leite aromatizado com 1 ramo pequeno de tomilho
sal a gosto

Modo de Fazer:
Tempere os medalhões com a pimenta preta. Reserve.
Numa frigideira aquecida derreta a manteiga e doure, separadamente, os medalhões temperados, dos dois lados. Salpique sal, retire da frigideira e reserve-os aquecidos.
Nesta mesma frigideira coloque mais 1 colher (sopa) de manteiga e o conhaque, deixe evaporar o álcool e junte o molho demi-glace.
Retorne os medalhões na frigideira e adicione o creme de leite aromatizado com o tomilho. Cozinhe até que o molho obtenha uma consistência cremosa (+/- 5 minutos). Acerte o sal do molho, coloque 1 colher (sopa) de manteiga gelada, incorporando no molho.
Sirva a seguir.

Fonte: Mais Sabor Londrina