Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Curiosidades sobre o Arroz Selvagem



Conhecido também como arroz nativo ou wild rice, o arroz selvagem (Zizania acquatica) é uma planta anual originária do leste da América do Norte. Ainda cresce selvagem em brejos no nordeste dos Estados Unidos e do Canadá, alcançando até 3 metros de altura. O arroz selvagem era um alimento importante para os índios da região dos Grandes Lagos, em especial em Minnesota, Wisconsin e Manitoba. Ainda hoje é colhido pelos índios para o consumo próprio ou o uso como moeda de troca. Há alguns anos se introduziu a colheita mecânica em sua produção, o que permite acabar com o desperdício. Logo, sob o argumento de que ameaçava a planta de extinção, surgiram leis regulamentando a colheita e dando prioridade ao método artesanal, pelo qual parte dos grãos vai ao solo, brota e renova as plantações. Mas plantios comerciais vêm criando técnicas não tão agressivas ao meio ambiente. As sementes são espalhadas por avião nos campos inundados. Quando os grãos amadurecem, drenam-se os campos e os produtores os colhem com máquinas. Grande parte do arroz selvagem vendido no mercado é colhida pelos índios. Minnesota lidera a produção, atendendo a mais de 80% da demanda. O restante sai do Canadá. O grão negro tem em média 1,2 centímetro de comprimento. É branco internamente e se mantém firme depois de cozido. Pode ser consumido puro, claro, como o arroz comum. Mas, misturado com arroz branco e o integral, forma um bonito conjunto de cores. Cozido no caldo de galinha com cebola, aipo, cogumelo, sálvia e tomilho, enfim, dá delicioso recheio para aves como peru.

Arroz Selvagem

É bom para

Ser usado como fonte de magnésio, fósforo e folacina, vitamina do complexo B fundamental na formação das células sanguíneas, tanto vermelhas quanto brancas.

É ruim para

Pessoas que têm o trânsito intestinal acelerado — estas devem consumi-lo com moderação, pois tem fibras, que estimulam ainda mais o peristaltismo intestinal.

Como se escolhe

Encontra-se mais facilmente no mercado brasileiro arroz selvagem proveniente do Canadá, que é considerado o de melhor qualidade. É vendido embalado em saco plástico protegido por caixa de papelão. Pode ser encontrado tanto nas mercearias de produtos importados quanto nos grandes supermercados. Evite se os grãos estiverem partidos ou se houver no fundo da embalagem resíduos ou sinais de carunchos ou ácaros — aracnídeos minúsculos que atacam os grãos. A presença de pó no fundo da embalagem pode ser indicação de sua presença. Deve ser guardado em recipiente bem tampado e conservado em local fresco e arejado.

Como se prepara

Como é coberto por uma película de celulose, o amido fica protegido, evitando que empape. Para cozinhá-lo, use 3 xíc. de água fervente para cada xícara do arroz. Lave os grãos em água corrente. Junte água fervente, tampe a panela e cozinhe até que os grãos fiquem macios e comecem a rachar. Quando os grãos amaciarem, solte-os com um garfo e mantenha em fogo baixo por mais 5 min. Caso não tenha secado toda a água, escorra sobre peneira ou escorredor de macarrão e use conforme indicação da receita. Se preferir consumi-lo simples, cozinhe temperado como arroz comum e substitua a água por caldo de galinha ou de legumes.

Ficha Técnica

100 g de arroz selvagem cozido contêm: Calorias - 101 Proteínas - 3,99 g Carboidr. - 21,3 g Gordura - 0,34 g Fibras - 1,8 g Vit. B1 - 0,052 mg Vit. B2 - 0,087 mg Niacina - 1,28 mg Vit. B6 - 0,135 mg Vit. E - 0,24 mcg Cálcio - 3 mg Ferro - 0,60 mg Magnésio - 32 mg Fósforo - 82 mg Potássio - 101 mg Sódio - 3 mg Zinco - 1,34 mg

Minha receita

SALADA AIGRE-DOUCE INGREDIENTES (para 4 porções): 1 xíc. de erva-doce fatiada, 2 col. (sopa) de azeite, 1 tomate holandês sem sementes picado em cubos, 5 col. (sopa) de ameixa preta seca em tiras finas, 1 col. (sopa) de raspas de casca de limão, 1 e 1/2 xíc. de arroz Camil polido cozido, 1 e 1/2 xíc. de arroz selvagem Camil cozido, 1 col. (chá) de sal, tomate seco e folhas de erva-doce. MODO DE PREPARO: Refogue a ervadoce em metade do azeite de oliva extravirgem numa frigideira. Quando começar a exalar o aroma da erva-doce, retire a frigideira do fogo e transfira o conteúdo para uma tigela. Incorpore o tomate, a ameixa, as raspas de casca de limão, o arroz polido e o arroz selvagem Camil, o azeite restante e o sal. Deixe na geladeira por cerca de 30 min. Sirva decorado com o tomate seco e as folhas de erva-doce.

Fonte:revista caras

Nenhum comentário:

Postar um comentário