porções
Confit de Canard: coloque as coxas de pato para marinar por no mínimo duas horas no sal, alho amassado, pimenta e com as ervas (tomilho, folhas de louro e alecrim). Após esse tempo limpe bem cada coxa com um pano limpo. Coloque a gordura em fogo baixo, para esquentar. Quando chegar a temperatura de 80º, coloque as coxas para cozinhar bem devagar dentro da gordura. Junte alguns dentes de alho, ramos de tomilho, louro e alecrim. Corte a face inferior da cebola (como se fosse uma tampa-ver foto) e acrescente ao cozimento. Atenção, pois não deve ferver. Assim que a cebola abrir em pétalas formando uma flor, retire-a e reserve para decoração. Depois de 2:30 horas de cozimento, as coxas já estarão cozidas. Mantenha-as dentro da gordura até o momento de servir.
Mousseline de Cupuaçu: cozinhe e amasse as batatas. Ainda quente junte a polpa de cupuaçu com o restante dos ingredientes e amasse bem. Se desejar, passe num mix processador para aerar. Acerte os temperos e aqueça na hora de servir. (Use o microondas)
Coulis de Morangos: bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em bisnaga para finalizar o prato.
Montagem do Prato: sirva as coxas sobre a mousseline de cupuaçu. Regue com o coulis de morango e decore com amêndoas torradas e a flor de cebola confitada.
Toque de Chef: as coxas de pato confitadas podem ser colocadas em potes com a própria gordura e mantidas na geladeira o maior tempo que puder. Aqueça-as no momento de servir. Desta forma absorvem mais sabor! Confira outras receitas aqui no WWW.chefachef.com.br
Curiosidade: Cupuaçu é o fruto de uma árvore originária da Amazônia brasileira, muito utilizado para fazer sucos, bolo, bombons e cremes. Além de ser agora usado na alta gastronomia, a fruta ajuda tratar doenças gastro-intestinal. É antioxidante e base para desenvolvimento de produtos de beleza.
Fonte: Chef a Chef
Nenhum comentário:
Postar um comentário