- O confit nada mais é do que uma técnica de conservação que remete ao passado, quando não havia refrigeradores. Trata-se de guardar a carne em sua própria gordura. O método é utilizado hoje em restaurantes por seu resultado ótimo em relação ao sabor que é alcançado com essa técnica.
Ingredientes
- - 2 coxas de pato
- - alecrim, tomilho, sálvia, zimbro, sal grosso e pimenta para a marinada.
- - gordura de pato derretida, o suficiente para cobrir as coxas de pato em uma panela.
Modo de preparo
Tempere o pato com as ervas o sal a pimenta e as bagas de zimbro esmagado. Deixe marinar por no mínimo 3 horas. É possível deixar de um dia para o outro na geladeira. Antes de confitar limpe o pato tirando o excesso de temperos da marinada. Use de preferência uma panela de fundo grosso e trabalhe em fogo baixo durante aproximadamente 2 horas, tome o cuidado de não deixar a gordura ferver, o objetivo é cozinhar e não fritar. verifique a maciez da carne com um garfo, se estiver bom desligue o fogo. Guarde o pato na própria gordura.
Roti de pato
Roti é um molho básico obtido através do suco resultante de um assado. Nesse caso vamos assar a carcaça e as aparas do pato com uma mistura de legumes para fazer a base do molho.
Ingredientes:
- - 1 carcaça de pato
- - 2 Cebolas grandes
- - 1/2 salsão
- - 1 alho poró
- - 2 cenouras médias
- - 3 colheres de sopa de extrato de tomate
- - 1/2 dose de conhaque
- - 1 taça de vinho tinto seco
Modo de preparo
Leve a carcaça e os legumes ao forno alto até que dourem e fiquem ligeiramente tostados, se necessário caramelize os legumes em uma frigideira. Deglace a assadeira com vinho tinto e leve tudo a uma caçarola com água suficiente para cobrir os ingredientes, acrescente o extrato de tomate para dar cor. Deixe cozinhar por no mínimo uma hora em fogo baixo, coe tudo e deixe reduzir até que fique consistente, finalize com uma colher de sopa de conhaque e ligue o molho com um pouco de manteiga e confira o tempero. (não se esqueça de tirara s impurezas do caldo após levantar fervura)
Cebola roxa confit e cogumelo salteado.
Tanto o confit de pato como o molho podem ser preparados com antecedência, e guardados em geladeira. Tendo isso pronto o resto fica muito fácil. Descasque as cebolas roxas e confite na gordura do pato até que fiquem macias. Depois de prontas, antes de servir mergulhe-as no aceto balsâmico que vai trazer uma acidez e um toque agridoce ao prato. Aqueça uma frigideira de fundo grosso e salteie os cogumelos até que fiquem dourados, tempere com sal e algumas folhas de tomilho. Aqueça o forno no máximo, pode ser o forninho elétrico, e coloque as coxas de pato com a pele virada para cima, até que fiquem crocantes. Disponha os cogumelos e as cebolas no fundo do prato, sobreponha a coxa de pato e regue com o molho. Você vai perceber que tanto trabalho valeu a pena. Essa porção está suficiente para um menu-degustação de 3 a 4 pratos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário